PT ENG SPAIN

Internacionalização

Com 25 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia (PPG/BQB) já mantém uma base sólida em internacionalização, com um fluxo intenso de intercâmbio no sentido Brasil-Exterior. Recentemente, tem se destacado também o fluxo de intercâmbio no sentido oposto, pelo aumento no número de estudantes estrangeiros matriculados, provenientes do Paquistão, Nigéria e outros.  Além disso, o Programa conta com professores visitantes internacionais que ministram cursos  e disciplinas e mantém número significativo de laboratórios internacionais associados a projetos de pesquisa em rede, coordenados por docentes do programa, como o INCT em Interações Planta-Praga.

Os docentes do PPG/BQB participam ativamente de comitês internacionais, ocupando papéis de destaque, como no International Committee on Taxonomy of Viruses, presidido pelo professor Murilo Zerbini. Além disso, integram comitês científicos de congressos internacionais de grande relevância na área. e organizam simpósios, como o Plant-Virus Interactions, realizado no International Plant Molecular Biology Congress 2024, na Austrália, sob a coordenação da professora Elizabeth P.B. Fontes.

Além disso, os estudantes participam de doutorado sanduíche no exterior por meio de parcerias previamente estabelecidas entre o orientador principal do Programa e o orientador no exterior. Neste aspecto, os docentes também têm explorado estágios de pós-doutorado para estabelecimento ou fortalecimento das parcerias no exterior.

Destaca-se ainda a participação dos docentes do Programa como editores ou membros do corpo editorial de periódicos científicos de alto impacto, como Plant Physiology, Frontiers in Plant Science entre outros. Adicionalmente, a visibilidade internacional do Programa pode ser evidenciada pelos convites a docentes para atuarem como “keynote speakers” (plenárias) em congressos internacionais, resultado de publicações de alto impacto científico como investigadores principais. Também observa-se um  aumento na soma de fator de impacto dos artigos científicos gerados.

Por fim, o Programa mantém parcerias formais e de longa data com pesquisadores de instituições internacionais. Apesar da sua já consolidada inserção internacional, a ampliação desse alcance continua sendo uma meta constante. Novas oportunidades têm sido fomentadas pelo Plano de Internacionalização Institucional da UFV, incluindo a oferta regular das disciplinas ofertadas pelo Programa em língua inglesa.
 
X-Painel de Controle